O que é feito de...: #2 Samuel Eto'o
- Pressão Alta
- 3 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

O ex-jogador detém uma empresa de apostas desportivas nos Camarões, a Beto'o e foi convidado para ingressar na Universidade de Harvard para gestão de empresas. Também na música tem um dos seus hobbies e oferece concertos para amigos próximos, de quando em vez.
De África à conquista da Europa
Em Douala, nos Camarões, nasce a 10 de Março de 1981 aquele que viria a ser um ícone do país e um avançado que fica na memória de qualquer adepto de futebol. Ambidestria, velocidade e um instinto feroz para os golos geraram impacto pelos 13 clubes por onde passou. Os primeiros passos foram dados na Kadji Sports Academy (1992-1996). Após este período, dá o salto para a Europa pela mão do Real Madrid. Como era menor de idade, apenas poderia treinar com a segunda equipa dos madrilenos. Mas nessa época, a equipa jogava na segunda divisão B, na qual não era permitida a utilização de não europeus. Assim, o avançado foi emprestado ao Leganés durante uma época. De seguida, foi emprestado ao Espanyol sem ter qualquer impacto. Passado o período contratual no Real, vem a assinar pelo Mallorca (maior compra de sempre do clube – 4.4 milhões de libras), onde atua durante 4 anos, apontando 70 golos em 163 partidas. Este impacto viria a suscitar o interesse do gigante Barcelona (129 golos em 199 jogos), sendo aqui um dos maiores pontos da carreira do jogador. Coletivamente, soma 3 Liga Espanhola, 2 Taça do Rei e 2 Supertaça de Espanha, 4 Ligas dos Campeões. A nível individual é duas vezes premiado como melhor marcador de La Liga e é 4 vezes considerado o melhor jogador africano, 3 deles no seu período em Espanha e a outra quando estava ao serviço do Inter de Mourinho, clube para o qual se transferiu após o período blaugrana. No Inter, durante duas épocas, conquista 1 Liga Italiana, uma Taça de Itália e uma Supertaça de Itália. 53 golos em 102 jogos foi o marco do avançado em terras transalpinas. Depois de Inter e Barça, os clubes por onde passou já não são considerados clubes de topo, mas veio sempre a celebrar bons contratos e a obter bons registos. Anzhi, Chelsea, Everton, Sampdoria, Antalyaspor, Konyaspor e Qatar SC foram os restantes clubes da sua longa carreira que
durou até aos 38 anos. O avançado contabilizou na sua carreira 424 golos em 876 jogos, distribuídos por 119 pela sua seleção e 757 pelos clubes.
Autor: David Pedreirinho
Comments