top of page

Liga NOS – Análise da primeira volta

  • Foto do escritor: Bruno Galvão
    Bruno Galvão
  • 6 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2021


Hoje terminou a primeira volta da Liga NOS. Primeira volta atípica: jogos adiados devido ao covid, estádios sem adeptos, vários casos negativos extra futebol entre outros.

Tivemos algumas equipas a apresentar um futebol com ideias interessantes como Sporting, Sporting de Braga ou Paços de Ferreira. A equipa de Rúben Amorim acaba esta primeira volta num incrível primeiro lugar do campeonato sem derrotas e com apenas 6 pontos perdidos (algo que era inesperado há uns meses devido à situação financeira e social do clube) O futebol praticado é positivo e as contratações revelaram-se autênticos reforços (ao contrário de outras épocas), como Porro, João Mário, Pote (que já leva 14 golos e é o melhor marcador do campeonato), Adan ou o regresso de Palhinha.Por sua vez, o FC Poro está no segundo lugar a 6 pontos do topo, com alguma irregularidade exibicional destacando-se elementos como Pepe (parece um jovem trintão), Jesus Corona (muito acima da média) e Sérgio Oliveira (um patrão no meio campo). Já o Sporting de Braga, mostra um jogo fluido, ofensivo e confortável com bola, sendo uma equipa forte a jogar no jogo apoiado e também na procura da profundidade com jogadores como Galeno ou Ricardo Horta a mostrarem-se bastante desequilibradores e Al Musrai a ser um autêntico tampão. No mercado de inverno ficaram sem o seu “9” Paulinho, que foi transferido para o Sporting e receberam em troca o avançado Sporar e o defesa Borja. Veremos o que esta troca irá dar para os Minhotos. A equipa do Paços de Ferreira, liderada por Pepa, tem sido outra das grandes surpresas, terminando a primeira volta empatado com o Benfica no quarto posto. Futebol Ofensivo a campo inteiro, princípios bem definidos nas ações com e sem bola e jogadores com enorme rendimento como é o caso de Eustáquio e Bruno Costa.


Pela negativa destacamos o Benfica. Os encarnados investiram em nomes sonantes como Everton Cebolinha, Otamendi, Vertonghen , Darwin (que proporcionou um investimento a rondar os 25M) e no regresso do técnico Jorge Jesus, mas o futebol tem custado carrilar, mostrando se uma equipa algo previsível com bola e bastante frágil nos momentos de transição defensiva ocupando um quarto lugar que tendo em conta o investimento e expectativas, é muito pobre. Outro destaque negativo vai para o Boavista. Os axadrezados encontram se no antepenúltimo lugar do campeonato num ano em que se reforçaram com nomes como Javi Garcia, Angel Gomes ou o campeão do mundo Rami mas o futebol é pobre e os resultados não aparecem sendo que a mudança de treinador com a troca de Vasco Seabra por Jesualdo Ferreira pouco trouxe à equipa. A equipa do Famalicão, que foi sensação na ultima temporada não só pelos resultados como também pelo futebol atrativo, é outra das equipas que se encontra na zona de descida, talvez devido ao decréscimo de qualidade individual com a perda de jogadores como Pote, Fábio Martins, Centelles ou Racic, como ao fraco rendimento dos seus substitutos. O lanterna vermelha tem sido o Farense, equipa que possivelmente tem menor qualidade individual no plantel (sempre dependente de fantasias por parte de Ryan Gauld).


Classificação

















Equipa Revelação: Paços de Ferreira

Equipa Desilusão: SL Benfica

Jogador Revelação: Pedro Porro

Jogador Desilusão: Everton Cebolinha

MVP: Corona

Melhor golo: Angel Gomes (Moreirense 1-1 Boavista; 02/10/2020)










Equipa da primeira volta:























Autor: Bruno Galvão

Comments


bottom of page